Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mães de primeira viagem

A mamãe de primeira viagem irá desfrutar de muitos momentos emocionantes. Mas as dúvidas também estarão presentes. Para que você se sinta segura, confira dicas que irão evitar certas surpresas.

O ritmo do sono pode mudar durante os primeiros 40 dias. Não se preocupe se ele dormir por muitas horas seguidas, não é necessário despertá-lo para amamentar.

Normalmente surgem pontinhos brancos na pele de seu bebê, principalmente na testa e no nariz. Não se preocupe, eles sumirão com o tempo.

É preciso prestar atenção nas unhas para mantê-las sempre aparadas, evitando, dessa forma, que o bebê se arranhe involuntariamente. Comece a cortá-las a partir dos 15 dias. O melhor momento é enquanto o pequeno dorme. Não use lixa e prefira tesourinhas especiais para bebês.

Ao trocar de frauda, limpe muito bem as nádegas e a genital do bebê. Use algodão ou toalha umedecidos em água. Os panos úmidos, vendidos em drogarias, devem ser utilizados apenas depois do segundo mês de vida. Evite as marcas que contenham álcool. Nas meninas, limpe no sentido de frente para trás, para evitar infecções. Nos meninos, cuide de limpar bem em torno do pênis.

Deixe que o pequeno fique na posição horizontal o maior tempo possível, até que sua espinha dorsal se fortaleça, o que deve ocorrer a partir dos quatro meses.

Prefira a amamentação a qualquer tipo de alimento. Nos seis primeiros meses, seu leite dará ao bebê todas as energias necessárias.

Uma boa idéia é dar banho antes da hora de dormir, dessa forma ele irá se sentir mais relaxado. Preste atenção na temperatura da água: esta deve ser levemente morna. E use produtos adequados para não irritar a pele.

Quando ele começar a chorar, fique calma e resolva as possíveis causas da choradeira. Primeiro verifique se o bebê não está com fome, depois cheque a frauda, passeie com ele no seu colo e, por fim, faça uma massagem na sua barriguinha, pois pode ser cólica. Se nada funcionar, procure o médico.

O primeiro dente costuma nascer aos seis meses e, logo com os primeiros sintomas, o bebê geralmente fica irritado. Dê a ele brinquedos especiais que podem ser levados à boca e ajudam a aliviar as dores na gengiva.

É normal que você se sinta cansada, pois não é nada fácil cuidar desse pequenininho. Mas não deixa o desânimo te abater. Procure ajuda de outras pessoas, principalmente do seu companheiro.

Sempre mantenha a calma, caso contrário passará sua angustia para o bebê e ele, conseqüentemente, sentirá medo. Apesar dos momentos difíceis, a maior parte da vida de mamãe será preenchida por sorrisos e momentos que lhe farão a pessoa mais feliz do mundo.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: