Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Enganchado no governo Lula, PDT aprova apoio informal à candidatura de Dilma. Ciro é descartado


No R7 e no Terra
 A Executiva Nacional do PDT aprovou nesta terça-feira (19) apoiar informalmente a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. A decisão ainda precisa ser confirmada pela convenção nacional do partido, que deve acontecer em junho.

Dezessete dos 23 membros da direção nacional estão reunidos na sede do partido em Brasília. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou esta noite que a decisão do apoio foi tomada por consenso e com condicionamentos programáticos.

- A partir de agora, o partido está habilitado a discutir o programa de governo da candidata. Estamos dando nosso apoio, sem barganhar cargos, e sem fazer exigências.

Para ele, a aliança já começa a valer desde agora, e a confirmação em junho será apenas uma formalidade.

Além de pleitear a garantia dos direitos trabalhistas existentes e o avanço das conquistas sociais, o PDT vai sugerir que a ministra adote o horário integral obrigatório nas escolas públicas.

Segundo Lupi, a decisão vai valer para o PDT de todo o país.

- Todos terão de subir no palanque da Dilma, independentemente das alianças construídas nos Estados.
O PDT vai ainda realizar uma convenção nacional para fechar o apoio de forma mais concreta, mas segundo Lupi, são remotas as chances de o PDT desistir do apoio a Dilma para apoiar, por exemplo, uma possível candidatura de Ciro Gomes (PSB). "Não digo que é impossível, mas com o indicativo da Executiva por unanimidade a chance disso acontecer é próxima de zero", afirmou.

Nenhum comentário: