Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

domingo, 10 de janeiro de 2010

Fome Zero completa 7 anos sem muito para comemorar

Cidade-símbolo do Fome Zero, Guaribas (PI), não poderá comemorar o 7º aniversário do programa, lançado como a principal bandeira de Luiz Inácio Lula da Silva na área social. O asfaltamento da estrada que daria acesso ao município não saiu do papel, e a visita de Lula foi cancelada em cima da hora, informou a Folha Online.


É a segunda vez que os moradores de Guaribas esperam em vão pela visita de Lula. Em fevereiro de 2003, a viagem do presidente foi desaconselhada pela segurança do Planalto.

O Fome Zero foi lançado em Guaribas sem Lula e, em sete anos, já sem a propaganda inicial, viu as doações reduzidas a 20% dos valores registrados em 2003 - e basicamente à custa do leilão de bois "piratas", apreendidos em áreas de desmate ilegal na Amazônia.

Mais importante: ele teve seu desenho original (distribuição de cupons aos pobres para troca por alimentos) substituído pelo Bolsa Família, carro-chefe da política social de Lula. Hoje o Fome Zero já não é o que era: designa uma estratégia genérica de segurança alimentar.

Boa parte das famílias de Guaribas (818) sobrevive hoje com o dinheiro do Bolsa Família, de R$ 22 a R$ 200 mensais, dependendo do número de filhos e do tamanho da pobreza.

Localizada no semiárido do Piauí, a 488 km de Teresina, a cidade-símbolo do Fome Zero tem 4.814 habitantes e um dos mais baixos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. "Há muito preconceito com o programa, mas o que importa é que estamos acabando com a fome", disse Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), que não era ministro quando o Fome Zero foi lançado.

Dados do IBGE mostram que a pobreza no país diminuiu. Entre 2003 e 2008, a proporção de pobres entre os brasileiros caiu de 39,4% para 25,3%. A pobreza extrema caiu de forma mais contundente, de 17,5% para 8,8% da população. Mas, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, nesse ritmo serão necessários mais oito anos para reduzir pela metade a pobreza registrada em 2003.

Nenhum comentário: