Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

domingo, 3 de janeiro de 2010

Pelo menos 13 ministros devem sair para disputar as eleições

De O Globo

Além de Dilma Rousseff, pré-candidata à sucessão presidencial, pelo menos outros 12 ministros deverão disputar eleição e terão de deixar os cargos até abril, seis meses antes do pleito, mostra reportagem do GLOBO, publicada neste domingo.

Em ano eleitoral, unir a imagem a algum ministério que tenha trabalho concreto voltado à população é um bom marketing. Por isso, alguns ministros entendem que é bom ter alguém de confiança ocupando seu lugar para que essa ligação não se desfaça, e o ministério em questão não vire uma dor de cabeça. Para o presidente Lula, preocupado em terminar com alto índice de popularidade seu segundo mandato, o importante é ter gente que consiga administrar bem as pastas e não lhe traga problemas.

Na maioria dos casos, os substitutos dos futuros candidatos deverão ser pessoas mais ligadas às ações do dia a dia, como os secretários executivos. Por conta das eleições, é praticamente certo que as substituições não envolvam políticos, uma vez que ninguém quer trocar uma eleição por apenas nove meses de ministério.

A maior preocupação de Lula nessa questão é quem vai substituir Dilma. Ela já disse que pretende deixar a pasta em fevereiro, para ter mais tempo para se dedicar à pré-campanha. Lula trabalha com três hipóteses, sendo duas de caráter mais técnico e outra mais política.

Nenhum comentário: