Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dilma pode ser convidade a depor na Comissão da Verdade


O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) vai apresentar à Mesa Diretora da Câmara pedido de convocação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para que a pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto explique no Congresso o Plano Nacional de Direitos Humanos 3 - que cria a "Comissão da Verdade" para apurar torturas e desaparecimentos durante o regime militar (1964-1985), informou a Folha Online.


Jungmann prometeu apresentar requerimento de convocação da ministra em fevereiro, quando a Câmara reinicia suas atividades após o recesso parlamentar.

"É importante esclarecer, principalmente, o papel da ministra Dilma neste caso, já que a Casa Civil é última instância por onde passa esse tipo de documento. Se o presidente, de fato, não tinha conhecimento da redação, é possível que a Casa Civil tenha vendido gato por lebre, tenha agido de má fé, é isso que precisa ser esclarecido", disse o deputado.

O Plano Nacional de Direitos Humanos 3 colocou em lados opostos o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) e a cúpula militar do governo - que tem o apoio do ministro Nelson Jobim (Defesa). Os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, ameaçaram pedir demissão caso o presidente Lula não revogue alguns trechos do plano.

Nenhum comentário: