Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tabaco matará seis milhões de pessoas em 2011

Dados da OMS afirmam que esse número subirá para 8 milhões em 2030

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco deve matar quase seis milhões de pessoas em todo o mundo somente neste ano. Essa pesquisa foi divulgada em razão do Dia Mundial sem Tabaco - celebrado em 31 de maio - e revela ainda que, dentre essas vítimas, 600 mil são apenas fumantes passivos.

O estudo afirma que o total de fumantes em todo o mundo é de aproximadamente um bilhão de pessoas. Esse número é equivalente à estimativa de mortes por consequência do tabaco até o fim do século 21, mostrando um crescimento de 1000% em relação à quantidade de mortes no século 20, que chegou a 100 milhões.

Os especialistas responsáveis pelo estudo afirmam que o tabaco é um dos principais responsáveis pela epidemia de doenças não transmissíveis, como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisemas, que causam 63% de todas as mortes no mundo.

Em razão desses dados, que estimam para 2030 um total de oito milhões de mortes por ano por conta do tabaco, a OMS decidiu fazer no Dia Mundial Sem Tabaco uma "Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco", que é um instrumento de combate ao tabagismo adotado por 173 dos 190 países-membros da OMS, incluindo o Brasil.

A Convenção elabora políticas de controle do tabaco, obrigando os países-membros a estabelecerem um mecanismo de coordenação de cooperação, além de protegerem as políticas nacionais contra os interesses da indústria do tabaco. Ficaram de fora da Convenção países como Estados Unidos, Suíça e Argentina.

Por que é tão difícil parar?
Parar de fumar é difícil por que nosso corpo sente necessidade da nicotina encontrada no cigarro. Quando parar, você precisará encontrar outras maneiras para suprir esse vício. Por exemplo: ligue para um amigo ou faça respiração profunda quando se sentir estressado. Tente mascar chicletes sem açúcar em vez de acender um cigarro. Você pode se sentir ansioso, irritado ou triste quando parar pela primeira vez. Também pode ter problemas para dormir e seu apetite pode aumentar. Mas você não se sentirá mal para sempre, esse é só o período de abstinência.

Prepare-se
Você não precisa parar imediatamente, mas marque uma data para parar. Escolha um momento no qual você não esteja vivendo um período de estresse. Livre-se de cinzeiros e isqueiros. Não deixe ninguém fumar na sua casa.

Mude seus hábitos
Se você fuma depois de comer, por exemplo, ocupe o tempo com uma caminhada.

Procure ajuda
Obtenha ajuda de programas antitabagismo ou de grupos de apoio. Uma vez que você tenha parado, mantenha-se firme. Não dê nem mesmo uma tragada. "Estou pronto para parar?" - pensar em parar de fumar é o primeiro e mais importante passo. Você terá mais sucesso se souber o quanto está preparado para parar.

Nenhum comentário: