Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Crianças pequenas desconfiam dos mentirosos, diz estudo

Desconfiança: crianças conseguem identificar quando um adulto tenta enganá-la
Desconfiança: crianças conseguem identificar quando um adulto tenta enganá-la (iStockphoto/ThinkStock)
Crianças menores de 16 meses são capazes de diferenciar o verdadeiro do falso, de acordo com um estudo publicado no periódico Infant Behavior Development. De acordo com a pesquisa, elas gostam de imitar o que veem e escutam - gestos, entonações, expressões -, mas optam por não seguir o exemplo de quem percebem como pouco confiável.

A pesquisa realizada na Universidade Concórdia de Montreal, no Canadá, centrou-se em 60 crianças de 13 a 16 meses, divididas em dois grupos, um com avaliadores adultos confiáveis e outro com avaliadores adultos não confiáveis. Na primeira tarefa, os adultos olhavam dentro de uma caixa e mostravam seu entusiasmo. Depois, as crianças recebiam as caixas para ver se estas continuam um brinquedo, para verificar assim a credibilidade do adulto.

Na segunda tarefa de imitação, o mesmo adulto acendia a luz pressionando o interruptor com a testa em vez de usar as mãos. Apenas 34% das crianças cujos avaliadores eram confiáveis imitaram o estranho gesto. Por outro lado, 61% das crianças no grupo do adulto confiável imitaram esse comportamento. O estudo concluiu que a maioria das crianças nessa idade se nega a imitar um adulto após comprovar que este a enganou.

"Assim como as crianças mais velhas, os bebês registram se um indivíduo é preciso ou impreciso e utilizam essa informação para guiar sua aprendizagem posterior", disse a principal autora do estudo, Diane Poulin-Dubois, do Departamento de Psicologia da Universidade Concórdia e membro do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Humano. "As crianças optam por não aprender algo com alguém que eles percebem como pouco confiável".

ONHEÇA A PESQUISA

Título original: Infants prefer to imitate a reliable person

Onde foi divulgada: revista Infant behavior development

Quem fez: Diane Poulin-Dubois, Ivy Brooker, Alexandra Polonia

Instituição: Universidade de Concórdia, Canadá

Dados de amostragem: 60 crianças de 13 a 16 meses

Resultado: A pesquisa mostrou que as crianças conseguem identificar quando um adulto tenta enganá-las. Esse comportamento ajuda os pequenos a decidir se eles vão imitar o comportamento dos grandes. Em geral, as crianças preferem imitar os adultos confiáveis e ignorar os mentirosos.

France-Presse

Nenhum comentário: