Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sabia que 40% das micro e pequenas empresas pernambucanas são comandadas por jovens empreendedores?

Ilustração Maria Luísa Santiago
Os jovens desta geração estão mais precavidos na hora de abrir um negócio. Se na década de 90 e no começo dos anos 2000 eles arriscavam mais, hoje os novos empreendedores pernambucanos passam pelo planejamento, fazem estudos de mercados e checam a viabilidade antes de registrar qualquer empresa.

Essa parcela da população, com idade entre 18 e 26 anos, já é dona de aproximadamente 40% das 173 mil pequenas empresas e microempresas do Estado, segundo estimativas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco – SEBRAE. Tudo começa desde cedo.

Mas, o que preciso conhecer para empreender?
Empreender tem sua origem do francês realizar, fazer acontecer… Desde que começou a existir, o homem tem sido empreendedor. Na Pré-história, ele empreendia longas caminhadas em busca de abrigo e em grandes caçadas para obter alimento para si e sua tribo. Na época atual, continua empreendendo nas áreas da ciência, dos esportes, das artes, dos negócios etc. O contexto mostra alguns empreendimentos, isto é, ações realizadas pelo homem, que contêm elementos de risco e certo grau de dificuldade.

Quais as qualidades do jovem empreendedor?
Com certeza, vocês já ouviram a expressão popular “Ninguém nasce sabendo”, não é mesmo? Por outro lado, certamente já ouviu também alguém dizer: “Fulano tem aptidão para ser veterinário. Veja só como ele gosta de animais…”, ou então: “Acho que beltrana será arquiteta. Ela adora desenhar…”

Mas o que quer dizer aptidão?
Quer dizer talento, habilidade para realizar determinadas tarefas. Assim como para ser médico precisamos ter talento e habilidades próprias, para ser empreendedor também é preciso um conjunto de habilidades e características próprias. Mas, como posso saber se possuo as características e habilidades de um empreendedor?
Mesmo quando faltam algumas características, posso ser um empreendedor?

Veja algumas características do empreendedor e tente identificar se já possui algumas delas (com certeza, você já tem várias delas). Lembre-se: muitas habilidades podem ser desenvolvidas:
  • Comunicativo: gosta de conversar com os outros.
  • Responsável: cumpre com responsabilidade seus compromissos.
  • Curioso: gosta de aprender, tem curiosidade para conhecer coisas.
  • Organizado: gosta de organizar suas coisas, de forma a poder encontrar tudo de que precisa.
  • Cooperativo: coopera com seu grupo de trabalho.
  • Otimista: enxerga a vida com otimismo, mantendo-se calmo diante de problemas, pois sabe que conseguirá resolvê-los.
  • Atento: está sempre de “antenas ligadas”, procurando novos negócios.
José Valdir Cavalcanti

Nenhum comentário: