Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sábado, 17 de dezembro de 2011

Sádabo de percas para o Brasil

Morreu na manhã deste sábado no Maranhão, aos 78 anos, o carnavalesco Joãosinho Trinta vítima choque séptico, pneumonia e infecção urinária, confirmou a assessoria de imprensa do hospital UDI, em São Luís.

Internado desde o dia 3 deste mês, o quadro de Joãosinho era grave e ele estava respirando com ajuda de aparelhos. Uma cirurgia chegou a ser cogitada, mas a ideia foi descartada pelos médicos.

Carnaval

Nascido João Clemente Jorge Trinta, no Maranhão. Iniciou a carreira como carnavalesco assistente na Acadêmicos do Salgueiro, onde ganhou o bicampeonato em 1974 e 1975, com os enredos O Rei de França na Ilha da Assombração e O Segredo das Minas do Rei Salomão.

Depois, Joãosinho foi para a Beija-Flor, onde conquistou os títulos dos carnavais de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Em 1986, o carnavalesco conquistou o vice-campeonato com o enredo O Mundo é uma Bola.

O carnavalesco gravou um documentário em 2003, A Raça-Síntese de Joãosinho Trinta, que retratava os preparativos do carnaval na Grande Rio. O filme mostrava seu perfeccionismo e gosto pela cultura popular.

Em julho 2006, Joãosinho Trinta sofreu dois AVCs (acidente vascular cerebral), mas recebeu alta em outubro do mesmo ano. Ainda em 2006, ele se transferiu definitivamente para o Distrito Federal, onde recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília.

No ano passado, o carnavalesco concorreu a deputado distrital, mas não conseguiu se eleger.

Também perdemos Sérgio Brito

Ícone do teatro, dramaturgo estava internado há um mês, com complicações cardiorrespiratórias. Corpo será velado na Alerj
Morreu no Rio, na manhã deste sábado, o ator e diretor Sergio Britto, aos 88 anos. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or, na zona sul da cidade. Britto atingiu o patamar mais alto em sua arte, tornando-se um ícone do teatro, com diversas atuações marcantes também na teledramaturgia e no cinem. Há um mês ele lutava contra complicações cardiorrespiratórias.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, lamentou a perda de Britto e anunciou decretação de luto por três dias, em memória do ator. "Morre um dos maiores atores da história da dramaturgia brasileira. Culto, elegante, sarcástico, explorou todos os canais de comunicação para a sua arte. Entretanto, no teatro foi o maior. Decretarei luto por 3 dias à memória desse grande brasileiro", disse. O corpo de Sergio Brito será velado na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj).

Nenhum comentário: