Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Plasma melhora regeneração de ligamento do joelho

Recuperação: lesão no ligamento cruzado do joelho tem melhor regeneração com nova técnica criada por pesquisadores da USP
Um estudo desenvolvido no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a utilização de plasma sanguíneo no tratamento de lesões nos ligamentos do joelho pode melhorar a cicatrização em até 50%. A técnica pode deixar ainda o tendão mais resistente a novas lesões. As informações são da Agência Brasil.

Para analisar a nova técnica, um grupo de 27 atletas, com idades entre 15 e 44 anos, foi acompanhado durante seis meses. Todos apresentavam lesões no ligamento cruzado do joelho, uma estrutura ligada a estabilidade do joelho e localizada no centro da articulação. Segundo Adriano Almeida, ortopedista do IOT, o tratamento na região é normalmente feito com o enxerto de parte do tendão patelar.

O novo método consiste na retirada de sangue do próprio paciente, que é enriquecido com plaquetas por meio de um processo no laboratório e injetado no local de onde foi retirado o material para enxerto. O plasma foi aplicado durante o procedimento cirúrgico em 12 atletas. Nos demais, foi utilizado o sistema tradicional. Seis meses após as cirurgias, todos eles passaram por novos exames. Os pesquisadores constataram que, nos pacientes em que foi utilizado o plasma, houve uma cicatrização 50% melhor do que a dos demais, o que torna o tendão mais resistente e menos suscetível a lesões.

Agência Estado

Nenhum comentário: