Com mais de 90% dos votos contabilizados, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a apuração em 19 Estados, segundo o IG. O candidato tucano José Serra está na frente em seis Estados. Marina Silva, do PV, ganhou a disputa presidencial no colégio eleitoral do Distrito Federal, onde a apuração já se encerrou, com 42% dos votos.O levantamento realizado pelo iG mostra que dificilmente esse quadro irá mudar, uma vez que a maioria dos Estados já contabiliza mais de 85% dos votos apurados.
A candidata do PT tem larga vantagem no Nordeste. Lidera ainda em três Estados do Sudeste, seis do Norte e um no Sul e outro no Centro-Oeste.
A grande vantagem de Dilma está nos nove Estados da região Nordeste, apresentando em alguns deles mais de 60% dos votos, como é o caso de Pernambuco (60,5%), Ceará (63,4%), Bahia (60%), os maiores colégios da região, assim como Maranhão (68%) e Piauí (64,8%). Apenas no Amazonas Dilma aparece acima da faixa de 60% dos votos contabilizados, com 63,2%.
No Sul, Dilma Rousseff vence apenas no Rio Grande do Sul, onde o PT elegeu Tarso Genro. Dilma tem 46,7%. Em Santa Catarina e Paraná, quem está na frente é o candidato tucano José Serra. Ele está com 45,8% e 43,9%, respectivamente.
No Sudeste, Dilma ganha em três dos quatro Estados, mas perde no maior colégio eleitoral, que é São Paulo, base de José Serra. O tucano tem 41% dos votos dos paulistas. Em Minas Gerais, Dilma tem 46,4%. No Rio de Janeiro, a petista tem 43,5%. E no Espírito Santo, ela tinha 37,3%.
Na região Centro-Oeste, Serra vence em dois Estados. No Mato Grosso, ele tem 44,8% e, em Mato Grosso do Sul, o tucano possui 42,4%. Em Goiás, Dilma tem 42,2% dos votos. No Distrito Federal, deu Marina.
No Norte, a candidato do PT está na dianteira no Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá. Serra ganha no Acre, terra de Marina Silva.

Nenhum comentário:
Postar um comentário