Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Candidato de Aécio na lanterna

Coluna de hoje na Folha
Está explicada a pressa do governador mineiro Aécio Neves (PSDB) em jogar a toalha no processo presidencial: seu candidato a governador, o atual vice Antônio Anastásia, aparece em terceiro lugar na pesquisa Datafolha com apenas 10% das intenções de voto.

Ali, quem lidera é o ministro das Comunicações, Hélio Costa, do PMDB, com 31%, seguido pelo ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel, do PT, com 19%. Na semana passada, um dia antes de oficializar sua saída da corrida ao Planalto, Aécio confessou ao presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que precisava cuidar da sua vida e de Minas.

Era uma referência, claro, as dificuldades que terá pela frente para eleger o seu sucessor. Diferentemente de Aécio, Serra tem amplas chances de eleger seu candidato em São Paulo, Geraldo Alckmin, que aparece já vencendo no primeiro turno, com 50% contra 14% de Ciro Gomes (PSB).

Alckmin já foi governador e tem uma boa imagem, diferente do vice de Aécio, que embora seja um dos governantes mais populares do País, tem tudo para comer o pão que o diabo amassou pela opção de apresentar um nome sem tradição na política mineira, na verdade um ilustre desconhecido.

Aécio não blefou quando anunciou que é candidato ao Senado. Ele quer puxar o governador na sua chapa, invertendo a história, porque quem puxa senador é governador bombado.

Nenhum comentário: